sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mikhail Tal - O Mago de Riga

Mikhail Nekhemevich Tal nasceu  em 09 de novembro de 1936, em Riga ( Letônia )  ocupou o trono do xadrez durante o período de tempo mais curto do que qualquer outro dos campeões: somente um ano, porém 

 sua estrela foi a de maior brilho em toda a história do xadrez. Quiçá, talvez só as façanhas de Morphy possam se comparar com sua ascenção meteórica. Sua constante disposição para correr riscos e seus ataques fulgurantes, com enxurradas de sacrifícios imprevisíveis e complicações selvagens, exerceram uma enorme influência no desenvolvimento do pensamento enxadrístico na segunda metade so século xx. Seu estilo de jogo era inimitável, posto que é impossível copiar a forma de jogar de um gênio. Tal era o único jogador que não calculava longas variantes, simplismente as via!! Centenas de fantásticas combinações desfilavam continuamente por seu cérebro, e sua imaginação não conhecia limites.
Tal improvisava nos tabuleiros, seus sacrifícios irracionais em par com sua aparência, e seu olhar (demoníaco) fazem seus oponentes vacilarem. Muitas pessoas afirmavam que Tal possuía poderes hipnóticos.
 Isso fez com que o Grande Mestre Paul Benko jogasse de óculos escuros em uma das partidas contra Tal, mas o resultado não foi diferente: Benko Perdeu Rapidamente!!

Frases de Mikhail Tal:

" Existem dois tipos de sacrifícios: Os corretos e os Meus!!"


"Enquanto há vida, existe ainda a vontade de sacrificar!"


"Você deve conduzir seu oponente por uma densa floresta em que 2 + 2 = 5, de forma que o caminho para sair dela seja amplo o suficiente apenas para você!"


Partidas de Mikhail Tal :

Nenhum comentário:

Postar um comentário