terça-feira, 10 de maio de 2011

Alexander Alekhine - O Gênio do Ataque

     Alexander Alexandrovich Alekhine ( 31 de outubro 1892 - 24 de março 1946 ) foi chamado de "o gênio das combinações de xadrez", mas a sua fantástica visão combinatória era baseada em sólido fundamento posicional e era fruto de uma forte e energética estratégia. Isto posto,       Alekhine seguramente pode ser considerado o pioneiro do estilo universal, baseado em uma estreita inter-relação de motivos táticos e estratégicos.

     Ele estava claramente à frente de sua época quanto ao seu enfoque do xadrez. De acordo com algumas  teorias, o jogo de xadrez consiste em três componentes essenciais: material, tempo e qualidade da posição. E todo jogador faz uso deles o tanto quanto possível e Alekhine foi o primeiro a intuitivamente combinar os três fatores em seu jogo, correlacionando-os. 
     Alekhine em seu auge era invencível e destronou o genial cubano José Raul Capablanca se tornando campeão mundial.
     Alekhine foi o único campeão mundial a reter o título até a sua morte, em uma época em que esse título era tratado como uma propriedade privada do campeão, que podia escolher com quem ele seria disputado.
     Alekhine estudava bastante, aparecendo o seu nome associado a várias aberturas. A Defesa Alekhine (1. e4 Cf6 na notação algébrica) é o exemplo mais sonante; também existe o ataque de Alekhine-Chatard (1. e4 e6 2. d4 d5 3. Nc3 Nf6 4. Bg5 Be7 5. e5 Nfd7 6. h4), um sacrifício na Defesa Francesa.
     Também há uma partida que Alekhine jogou contra Aaron Nimzowitsch que deu origem ao "Canhão de Alekhine".

Frases de Alexander Alekhine

Alguma vez os homens tiveram que ser semi-deuses; do contrário, não teriam inventado o Xadrez.

Só um homem culto pode chegar ao mais alto do Xadrez. 

Para competir no Xadrez, é preciso, antes de mais nada, conhecer a natureza humana e compreender a Psicologia do contrário.

Sou Alekhine, Campeão Mundial de Xadrez; não preciso de passaporte.

Partidas de Alekhine

Nenhum comentário:

Postar um comentário