terça-feira, 10 de maio de 2011

Mikhail Moiseyevich Botvinnik - O Alquimista

     Mikhail Moiseyevich Botvinnik (Kuokkala, 17 de agosto de 1911 - Moscou, 5 de maio de 1995) foi sem dúvida um dos maiores campeões, um genuíno inovador que dominou toda uma era do xadrez.
     Seu estilo era marcado por uma estratégia profunda, baseada em uma séria preparação psicológica e de aberturas, excelente técnica com decisões posicionais e combinatórias perfeitamente sincronizadas. O enfoque científico de Botvinnik lhe permitiu criar um sistema de preparação competitiva sem precedentes, que incluía a investigação fundamental de aberturas, o estudo sistemático do estilo de seus oponentes e uma rigorosa análise de suas próprias partidas, com a obrigatória publicação, a fim de que pudessem ser criticadas por outros jogadores.
     É considerado, com justiça, como o Patriarca da Escola Soviética de Xadrez, esse fenômeno pouco estudado no século xx. Não posso deixar de concordar com as palavras de Petrossian, pronunciadas na cerimônia de encerramento de seu match de 1963: "Todos nós nos consideramos discípulos de Botvinnik, e as gerações vindouras seguirão aprendendo com suas partidas".
     Sem surpresa, Botvinnik continuou a sua senda de sucesso e deteve o título de Campeão do Mundo em três períodos distintos (1948-57, 1958-60 e 1961-63). A sua longa permanência na elite mundial do xadrez é atribuída à sua impressionante dedicação ao estudo. A preparação dos jogos e a sua análise posterior não eram armas que os seus antecessores esgrimissem, sendo contudo este estudo que conferia a Botvinnik muita da sua força. A técnica em vez da táctica, perícia no final em vez das armadilhas nas aberturas.
     Adotou e desenvolveu linhas sólidas de aberturas na Nimzo-India, Defesa Eslava e Defesa Francesa, que se aguentaram perante vários testes, sendo-lhe possível concentrar-se num pequeno repertório de aberturas durante os seus match’s mais importantes, permitindo-lhe frequentemente encaminhar o jogo para temas bem preparados. Por várias vezes defrontou, em encontros de treino "secretos", mestres do calibre de Flohr, Yuri Averbakh e Viacheslav Ragozin. Foi o desvendar, muitos anos depois, dos detalhes destes encontros, que proporcionou aos historiadores do xadrez uma abordagem inteiramente nova ao reinado de Botvinnik.


Frases de Botvinnik

Quem deseje chegar a ser um grande jogador deverá aperfeiçoar-se no campo da análise.

Xadrez é a arte que ilustra a beleza da Lógica.

Xadrez é a arte da análize.


Partidas de Mikhail Botvinnik



 
Continue Lendo!

Alexander Alekhine - O Gênio do Ataque

     Alexander Alexandrovich Alekhine ( 31 de outubro 1892 - 24 de março 1946 ) foi chamado de "o gênio das combinações de xadrez", mas a sua fantástica visão combinatória era baseada em sólido fundamento posicional e era fruto de uma forte e energética estratégia. Isto posto,       Alekhine seguramente pode ser considerado o pioneiro do estilo universal, baseado em uma estreita inter-relação de motivos táticos e estratégicos.
     Ele estava claramente à frente de sua época quanto ao seu enfoque do xadrez. De acordo com algumas  teorias, o jogo de xadrez consiste em três componentes essenciais: material, tempo e qualidade da posição. E todo jogador faz uso deles o tanto quanto possível e Alekhine foi o primeiro a intuitivamente combinar os três fatores em seu jogo, correlacionando-os. 
     Alekhine em seu auge era invencível e destronou o genial cubano José Raul Capablanca se tornando campeão mundial.
     Alekhine foi o único campeão mundial a reter o título até a sua morte, em uma época em que esse título era tratado como uma propriedade privada do campeão, que podia escolher com quem ele seria disputado.
     Alekhine estudava bastante, aparecendo o seu nome associado a várias aberturas. A Defesa Alekhine (1. e4 Cf6 na notação algébrica) é o exemplo mais sonante; também existe o ataque de Alekhine-Chatard (1. e4 e6 2. d4 d5 3. Nc3 Nf6 4. Bg5 Be7 5. e5 Nfd7 6. h4), um sacrifício na Defesa Francesa.
     Também há uma partida que Alekhine jogou contra Aaron Nimzowitsch que deu origem ao "Canhão de Alekhine".

Frases de Alexander Alekhine

Alguma vez os homens tiveram que ser semi-deuses; do contrário, não teriam inventado o Xadrez.

Só um homem culto pode chegar ao mais alto do Xadrez. 

Para competir no Xadrez, é preciso, antes de mais nada, conhecer a natureza humana e compreender a Psicologia do contrário.

Sou Alekhine, Campeão Mundial de Xadrez; não preciso de passaporte.

Partidas de Alekhine

Continue Lendo!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mikhail Tal - O Mago de Riga

Mikhail Nekhemevich Tal nasceu  em 09 de novembro de 1936, em Riga ( Letônia )  ocupou o trono do xadrez durante o período de tempo mais curto do que qualquer outro dos campeões: somente um ano, porém 
 sua estrela foi a de maior brilho em toda a história do xadrez. Quiçá, talvez só as façanhas de Morphy possam se comparar com sua ascenção meteórica. Sua constante disposição para correr riscos e seus ataques fulgurantes, com enxurradas de sacrifícios imprevisíveis e complicações selvagens, exerceram uma enorme influência no desenvolvimento do pensamento enxadrístico na segunda metade so século xx. Seu estilo de jogo era inimitável, posto que é impossível copiar a forma de jogar de um gênio. Tal era o único jogador que não calculava longas variantes, simplismente as via!! Centenas de fantásticas combinações desfilavam continuamente por seu cérebro, e sua imaginação não conhecia limites.
Tal improvisava nos tabuleiros, seus sacrifícios irracionais em par com sua aparência, e seu olhar (demoníaco) fazem seus oponentes vacilarem. Muitas pessoas afirmavam que Tal possuía poderes hipnóticos.
 Isso fez com que o Grande Mestre Paul Benko jogasse de óculos escuros em uma das partidas contra Tal, mas o resultado não foi diferente: Benko Perdeu Rapidamente!!

Frases de Mikhail Tal:

" Existem dois tipos de sacrifícios: Os corretos e os Meus!!"


"Enquanto há vida, existe ainda a vontade de sacrificar!"


"Você deve conduzir seu oponente por uma densa floresta em que 2 + 2 = 5, de forma que o caminho para sair dela seja amplo o suficiente apenas para você!"


Partidas de Mikhail Tal :
Continue Lendo!